EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4534
Tipo: Artigo
Título: TÉCNICAS PARA ISOLAMENTO DE CÉLULAS-TRONCO EXTRAÍDAS DA MEMBRANA AMNIÓTICA
Autor(es): MODESTO, Nathan Gomes
CATELI, Isabela
FERREIRA, Diogo César Vieira
LIMA, Ariely Conrado de
EMANUELLI, Isabele Picada
Abstract: As células-tronco tem a capacidade de se diferenciar em outros tipos celulares para formar ou regenerar tecidos lesados. Um dos principais problemas da utilização de células-tronco adultas (CTAs) nas terapias celulares é a baixa presença destas células nos tecidos, bem como a dificuldade de obtençãoe isolamento.Com base nestas evidências, o objetivo deste projeto será validar uma metodologia para o isolamento de CTMs da membrana amniótica que seja eficaz quanto à quantidade e qualidade celular obtida. Para tanto, a prática será realizada no laboratório de Biotecnologia celular da UniCesumar e as amostras serão obtidas de animais -espécies domésticas canina e felina -pacientes do hospital veterinário da UniCesumar -que passarão por procedimentos de cirurgia cesariana. A coleta da amostra será realizada durante os procedimentos cirúrgicos, com assepsia local de rotina. A membrana amniótica será separada dos resíduos cirúrgicos dos tecidos extra-embrionários. Em seguida, o material será acondicionado em tubo contendo uma solução tampão e encaminhado ao laboratório em condições estéreis. No laboratório, a amostra será processada em fluxo laminar passando pelos seguintes processos: trituração, digestão enzimática, centrifugação, lavagem e isolamento celular. Após estes processos, as células isoladas serão avaliadas quanto a sua qualidade morfológica e quantidade celular. Os resultados obtidos nas avaliações serão analisados estatisticamente usando modelos lineares generalizados. Com base na análise dos dados, será escolhida a metodologia mais adequada e eficiente na obtenção das CTMs. Finalmente será redigido um artigo científico e apresentado os resultados em congresso científico.
Palavras-chave: Células-tronco adultas
Isolamento celular
Membrana amniótica
Terapia celular
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4534
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nathan_Gomes_Modesto.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)266.1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.