EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4524
Tipo: Artigo
Título: MEIOS ALTERNATIVOS DE SIGNIFICAÇÃO NA AFASIA: A INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA COMO PONTO DE PARTIDA
Autor(es): WEISS, Mayra Elisa
LABIGALINI, Ana Paula Vila
Abstract: O Acidente Vascular Encefálico (AVE), popularmente conhecido como derrame ou acidente vascular cerebral (AVC), é uma das principais causas de óbitos no Brasil. Entre as principais causas são: Diabetes, hipertensão, obesidade, cardiopatias. O Acidente Vascular Encefálico é decorrente de danos ocorridos no aparelho circulatório cerebral, que se caracterizam dois tipos de acidentes vasculares encefálicos: hemorrágico e isquêmico. O hemorrágico é definido pela ocorrência de hemorragia, em virtude de um rompimento de um vaso cerebral em decorrência da fratura de um aneurisma ou hipertensão arterial, entretanto, o isquêmico, é caracterizado pelo evento central da oclusão cerebral, que limita o fluxo de oxigênio e glicose para a região do cérebro correspondente. Os sujeitos acometidos pelo Acidente Vascular Encefálico Isquêmico podem apresentar alterações na organização dos seus discursos, ou seja, nos aspectos linguísticos. Sendo assim, nota-se a necessidade da intervenção da prática clínica fonoaudiológica para a reestruturação da linguagem discursiva para promover melhor convívio interacional e social dos sujeitos. O presente estudo pretende descrever o funcionamento da linguagem de um sujeito afásico, visando identificar os meios alternativos de significação em um processo terapêutico fonoaudiológico individual. Para isso, serão realizadas sessões terapêuticas individuais, na frequência semanal, com duração de cinquenta minutos, com um sujeito do gênero masculino, 56 anos, acometido por um Acidente Vascular Encefálico Isquêmico, com diagnóstico médico de afasia. Serão utilizados recursos de áudio e vídeos, transcrições de diálogos com auxílios de tabelas para propiciar condições de interpretar os fatos linguísticos, embasados de uma abordagem Discursivamente Orientada e Contextualizada.
Palavras-chave: Acidente vascular encefálico
Afasia
Linguagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4524
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mayra_Elisa_Weiss.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)316.74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.