EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4522
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE QUÍMICA DO LEITE MATERNO DE MÃES DEPENDENTES QUÍMICA
Autor(es): MOTA, Mayara Marques
FARINAZO, Cintia
GONÇALVES, Jose Eduardo
SANTOS, Rogério Aparecido Minini dos
Abstract: O leite materno é considerado o alimento ideal para o recém-nascido, sendo assim suficiente para suprir todas as suas necessidades nutricionais durante os primeiros seis meses de vida, permitindo que ele permaneça em aleitamento materno exclusivo durante esse importante período de sua vida. Traz benefícios a todos os recém-nascidos, os quais incluem aspectos higiênicos, imunológicos, psico-sociais e cognitivos, bem como aqueles relativos à prevenção de doenças futuras. Possui uma composição nutricional balanceada, constituída basicamente de proteínas, açúcares, minerais e vitaminas,com gordura em suspensão, os quais suprem as necessidades nutricionais e imunológicas para um crescimento e desenvolvimento ótimos. Este estudo discute questões determinantes para o crescimento e desenvolvimento do recém-nascido (RN), já que o leite materno é a componente chave de toda a estratégia para a nutrição enteral de todas as crianças. Com isso, o conhecimento do seu perfil proteico, lipídico, de carboidratos e de minerais é de suma importância, já que estes preenchem todas as necessidades das crianças, principalmente nos seus primeiros meses de vida, sendo, portanto, imprescindíveis para promover um crescimento e desenvolvimento ótimo no RN. Com a análise detalhada do leite materno, poderemos extrair informações a respeito de sua composição, quanto ao teor de proteínas totais, açúcares totais e minerais e verificar se o mesmo sofre variações ao longo do dia, e com o passar dos meses. O trabalho pretende confrontar dados relacionado a composição química do leite materno de mães dependentes químicas com mães não dependentes.
Palavras-chave: Composição nutricional balanceada
Composição química
Leite materno
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4522
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mayara_Marques_Mota.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)286.38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.