EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4517
Tipo: Artigo
Título: PRÁTICAS EDUCATIVAS PARENTAIS E O USO DE DROGAS ENTRE OS ADOLESCENTES ESCOLARES
Autor(es): MULHULE, Marta
MARTINS, Mayra
Abstract: Objetivo: identificar as práticas educativas dos pais na percepção dos adolescentes escolares frente à possível influência ao uso de drogas. Métodos: A amostra foi composta por 257 adolescentes de ambos os sexos, com idade entre 12 a 18 anos incompletos que estavam cursando o ensino fundamental e médio. Estudo quantitativo, tipo transversal. Para a coleta de dados foi utilizado um instrumento contendo: 1º) informações sóciodemográficas; 2º) o The Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test (ASSIST); e o 3º) o Inventário dos Estilos Parentais (IEP). Resultados: Os resultados revelaram que os adolescentes apresentaram média de idade de 15 anos. O álcool foi à droga mais utilizada na primeira experimentação e os meninos apresentaram 3,3 vezes mais chance de se envolverem com esta substância quando comparado com as meninas. As práticas educativas negativas são as mais exercidas pelos pais e a punição inconsistente, monitoria negativa, negligencia e abuso físico são significativamente superiores entre as meninas do que entre os meninos. Conclusão: O uso das práticas negativas pode contribuir para o envolvimento do adolescente com o uso de drogas e para a elaboração de propostas de orientações aos pais com relação às práticas educativas positivas.
Palavras-chave: Adolescentes escolares
Uso de drogas
Práticas educativas parentais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4517
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marta_Mulhule_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)282.34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.