EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4512
Tipo: Artigo
Título: PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL NA INFÂNCIA
Autor(es): FREITAS, Marina Aparecida Luiz de
FERRET, Jhainieiry Cordeiro Famelli
Abstract: A saúde mental de crianças e de adolescentes tornou-se uma questão prioritária nas diretrizes da Organização Mundial de Saúde, em função da desigualdade da atenção dedicada a esta faixa etária, quando comparada à atenção dedicada aos adultos e idosos. No Brasil, uma grande parte da população infantil vive em condições adversas e exposta a situações prejudiciais à saúde mental; assim, é grande o risco de desenvolverem transtornos psiquiátricos, favorecendo o fracasso escolar e o comprometimento dos relacionamentos interpessoais. Para tanto,o presente estudo tem como objetivo averiguar a atual situação da atenção voltada àsaúde mental infantil no Brasil, identificar os possíveis fatores de risco que corroboram ao surgimento ou agravamento do adoecimento psicológico, bem como caracterizar as atuais práticas psicológicas utilizadas como intervenção na saúde mental infantil. Como metodologia, estabeleceu-se a revisão de literatura em livros atualizados, artigos científicos, dissertações e teses. Os materiais pesquisados acerca da temática central –saúde mental na infância –foram, posteriormente, separados quanto aos fatores de risco para os problemas de saúde mental e quanto às atuais práticas de intervenção encontradas. Os resultados evidenciam a necessidade de maior quantidade de estudos que contemplem o tema da saúde mental infantil e que ofereçam um panorama da produção científica existente, sobretudo no que tange às práticas de intervenção.
Palavras-chave: Crianças
Práticas de intervenção
Saúde mental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4512
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marina_Aparecida_Luiz_de_Freitas2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)290.1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.