EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4509
Tipo: Artigo
Título: ESTUDO DA REDISTRIBUIÇÃO DE UMIDADE NO PERFIL DO SOLO COM BASENA UNIFORMIDADE DE APLICAÇÃO DE ÁGUA
Autor(es): BRESCANSIN, Mariana Gomes
REZENDE, Roberto
OLIVEIRA, Jhonatan Monteiro de
MALLER, André
SOUZA, Renan Soares de
HARA, Anderson Takashi
Abstract: A uniformidade de aplicação de água na superfície do solotêm sido utilizada a fim de caracterizar a qualidade de irrigações. Sabe-se que a planta retira água do volume de solo no qual o seusistema radicular se encontra. Logo, pode-se supor que a uniformidade de distribuição da água no perfil do solo seja mais importante que na superfície. O objetivo deste trabalho foi estudar os efeitos de diferentes aplicações de água na superfície do solo, sobre uniformidade da umidade, no perfil do mesmo. Realizaram-seaplicações de água na superfície do solo com quatro valores de uniformidades, aplicando-se a mesma lâmina. A umidade no perfil do solo foi obtida em vários pontos, tornando possível analisar o efeito da redistribuição na uniformidade de umidade do solo. Verificou-se que a uniformidade da umidade no perfil do solo, embora dependente da uniformidade de aplicação na superfície, foi consideravelmente maior que esta, nas condições estudadas.
Palavras-chave: Irrigação
Uniformidade
Umidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4509
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mariana_Gomes_Brescansin3.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)336.69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.