EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4502
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DOS PONTOS CRÍTICOS EM PROPRIEDADE LEITEIRA E IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE BOAS PRÁTICASPARA PRODUÇÃO DE QUEIJO QUALHO NA LEITERIA DA FAZENDA DA UNICESUMAR
Autor(es): SOUZA, Marcus Vinicios da Costa de
LEONARDO, Jussara Maria Leite Oliveira
Abstract: A Pecuária de leite e derivados é uma importante atividade, tanto do ponto de vista economico, quanto social, tendo um papel relevante na geração de empregos. A bovinocultura leiteira no Brasil vem se modernizando a cada década, e adequando as normas de produção exigidas. Mas no Paraná encontram-se propriedades em situações precarias de higienização, o que afeta diretamente a produção de leite, tanto na qualidade como na quantidade, quedas que são marcantes pelos agentes patogenicos( staphylococcus, streptococcus, etc), que causam danos na glandula mamária dos animais. Por isso, torna-se importante realizar estudos que resultem no desenvolvimento de boa praticas de produção de leite, contribuindo para o aumento da qualidade, quantidade e do valor comercial da produção. Quando implantadas, as boas praticas de manejo, influenciarão positivamente em seus derivados, como queijo, iorgute e outros. Para o processamento do queijo, são selecionados leite de boa qualidade, visando baixa contaminação(acidez), baixa CCS (contagem de células somáticas). Na Europa os queijos são feitos de leite cru, devido a total adequação das propriedades leiteiras aos parametros de higienização, instalações planejadas, boas práticas de manejo, e seu rebanho ser livre de doença; assim diminui-se o custo de produção do queijo tipo qualho. O objetivo deste trabalho é avaliar os procedimentos realizados na rotina de produção do leite, registrar os pontos criticos e fatores comprometedores da qualidade do mesmo, e adequar as situações que estiverem em não conformidade, com as normas estabelecidas pela legislação vigente (IN 62), para que a intenção de produzir queijo tipo qualho seja concretizada.
Palavras-chave: Laticínio
Manejo de ordenha
Qualidade do leite
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4502
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcus_Vinicios_da_Costa_de_Souza.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)300.73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.