EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4501
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DOS NÍVEIS DE TRIALOMETANOS EM ÁGUAS PREDIAIS DA INSTITUIÇÃO UNICESUMAR E DA CIDADE DE MARINGÁ/PR
Autor(es): WUNSCHE, Maiara Stein
CAPRIOTI, Gessica Laraniaga Gomes
ANDREOLA, Ricardo
Abstract: Trialometanos(TAMs) são compostos inorgânicos halogênicos, resultantes da reação do cloro comamatéria orgânica dissolvida na água tratada. Osistema de tratamento de águanão consegue removertodoo conteúdo em matéria orgânica dissolvida, e assimos níveis de TAMstendem a aumentardurante o transporte da água pelas tubulações e reservatóriosesão facilmenteabsorvidos por células humanas, pela ingestão e absorção cutânea, desestruturando o DNA da célula, tornando-sealvo de estudos pela tendência cancerígena. O reto, cólon e a bexiga são mais suscetíveis à absorção de TAMsassim como ao desenvolvimento de câncer. Em edifícios de pequeno porte, que se utilizam da água das ETAs, os reservatórios de água devem ser periodicamente higienizados paraaprevenção do acúmulo de matéria orgânica em seu interior, pois esta é fundamental para a formação de compostos halogenados, como os TAMs. Portanto, o conhecimento de sua formação e possível prevenção é de grande importância para a saúde do consumidor final.Seguindo este intuito, o objetivo deste trabalho é a detecçãode níveis de TAMs em água tratada, bem como a concentração de matéria orgânica dissolvida e cloro residual. As análises de TAMs serão realizadas por CG-MS, as de matéria orgânica por UV-VIS a 254 nm e cloro residual por método DPD colorimétrico. Espera-seconfrontar os níveis de TAMs encontrados com os valores de matéria orgânica e cloro residual, obtidos.
Palavras-chave: Cloro residual
Matéria orgânica
Câncer
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4501
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maiara_Stein_Wunsche.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)316.18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.