EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4487
Tipo: Artigo
Título: INTERAÇÃO DE ACADÊMICOS DE MEDICINA COM AS CONDIÇÕES SENSÍVEIS À ATENÇÃO PRIMÁRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autor(es): PICCINATO, Lucas Garcez Novaes
CABRERA, Renan Rocha
MELO, Willian Augusto de
Abstract: O presente estudo tem objetivo de descrever a experiênciaprática de acadêmicos do curso de Medicina com as internações sensíveis a atenção primária nos níveis da atenção primária, atenção hospitalar e domiciliar. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa no formato de relato de experiência. Foram descritas as observações, ações, percepções e reflexões de um grupo de acadêmicos inseridos num projeto de extensão onde coletaram dados referentes à identificação, história pregressa clínica, diagnóstico e tratamento prescrito dos pacientes hospitalizados e posteriormente dos atendimentos recebidos em suas respectivas UBS. Os dados foram repassados em planilhas do Excel® para padronização e organização das informações paraelaboração de gráficos e tabelas. Para identificação das internações por condições sensíveis a atenção primaria, foi utilizado a tabela de Lista de Códigos Considerados Sensíveis a Atenção Primaria da Portaria SAS/MS nº221, de 17 de abril de 2008. Os resultados evidenciam algumas dificuldades de acesso aos usuários, baixo nível de relacionamento dos profissionais das UBSs com os usuários e alguns problemas com a resolutividade da atenção primária.
Palavras-chave: Condições sensíveis à atenção primária
Prontuário eletrônico
Aprendizagem baseada na experiência
Medicina preventiva
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4487
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lucas_Garcez_Novaes_Piccinato.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)359.99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.