EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4480
Tipo: Artigo
Título: A UTILIZAÇÃO DE ANTIDEPRESSIVOS POR MULHERES IDOSAS NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Autor(es): VIANA, Leticia Francisquini de Souza
BERNARDINELLI JUNIOR, Edson Aparecido
HORIKAWA JUNIOR, Marcos
REIS, Victor Kened Ramos dos
TIVERON, Lais Gonçalves
OLIVEIRA, Raquel Gusmão
Abstract: A incidência de depressão é alta em idosos, caracterizando-se por múltiplas e frequentes queixas físicas, irritação e tendência a ilusões. A inconformidade com as limitações impostas pela idade pode induzir seu desenvolvimento. Nessa faixa etária, a depressão se associa a situações e estilos de vida. Também influenciam doenças próprias da idade e medicamentos usados por elas. No Brasil, a prevalência estimada de depressão em idosos é alta. Em quadros agudos, o tratamento da doençaé similar ao de outras faixas etárias, com o cuidado de usar medicamentos com menor potencial de efeitos adversos e de interações medicamentosas, no entanto as abordagens psicológicas e exercícios físicos são importantes na manutenção do tratamento. O estudo buscará identificar a prevalência do uso de medicamentos antidepressivos em mulheres idosas em uma Equipe de Saúde da Família no município de Maringá –PR. Trata-se de um estudo observacional, descritivo, retrospectivo e de corte transversal, tendo como população mulheres idosas que utilizam medicamentos antidepressivos em uma equipe de Saúde da família. Os dados serão coletados retrospectivamente das fichas A, dos registros e prontuários das pacientes de todas as mulheres que utilizam medicamentos antidepressivos. Utilizando instrumento próprio que levantará as seguintes informações: idade, diagnóstico, medicamentos prescritos, numero de consultas especializadas e básicas, outras terapêuticas utilizadas. Espera-se identificar a prevalência do uso de medicamentos antidepressivos em mulheres idosas de uma equipe de ESF para a proposição de estratégias para melhoria do acesso, tratamento e uso racional de medicamentos.
Palavras-chave: Depressão
Psicotrópicos
Saúde da família
Saúde do idoso
Saúde mental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4480
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leticia_Francisquini_de_Souza_Viana.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)252.99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.