EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4478
Tipo: Artigo
Título: DETECÇÃO DO VÍRUS DA TRISTEZA DOS CITROS EM PLANTAS ARMADILHAS DE LARANJA ‘PÊRA’ LIVRE DE VÍRUS
Autor(es): SOARES, Larissa Siqueira
ZULIANI, Aline Maria Orbolato Gonçalves
NOCCHI, Paula Thais Requena
CATANI, Diego Henrique Pereira
ZANUTTO, Carlos Alexandre
NUNES, William Mário de Carvalho
Abstract: A investigação do período entre o tempo em que ocorre a infecção pelo Citrus tristeza virus (CTV) e sua detecção na planta em condição natural de campo têm sido pouco relatadas. Com isso, este estudo teve o objetivo de analisar a eficiência das técnicas de “enzyme linked immunosorbent assay” (ELISA) e imunocaptura seguida da reação da polimerase em cadeia (IC-RT-PCR) na determinação do tempo necessário para que a infecção sistêmica pelo CTV possa ser detectada nas condições naturais de campo. Desta forma, plantas armadilhas de laranja ‘Pêra’ (Citrus sinensis L.), livres de vírus, foram instaladas em pomares das regiões Norte e Noroeste do Estado do Paraná, com cinco repetições por pomar. O material vegetal foi coletado e analisado periodicamente por ELISA e IC- RT- PCR. Os resultados demonstraram que, em condições naturais de campo, a detecção do vírus através de ELISA ocorreu entre sete a oito meses após o plantio das mudas, enquanto que, por IC-RT-PCR, o CTV foi detectado quatro meses após o plantio, nas plantas da região Norte. No entanto, não foi observada a discriminação de isolados severos nos testes de ELISA através dos anticorpos monoclonais específicos para o Complexo ‘Capão Bonito’. A técnica de IC-RT-PCR foi mais sensível na determinação do tempo mínimo em que a infecção sistêmica pelo CTV ocorre nas condições naturais de campo, enquanto que a técnica de ELISA revelou- se mais eficiente quanto a amplitude e repetitividade.
Palavras-chave: Citrus tristeza virus
ELISA
IC - RT - PCR
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4478
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Larissa_Siqueira_Soares_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)371.38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.