EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4476
Tipo: Artigo
Título: INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA: A PERSISTÊNCIA HISTÓRICO - HIGIENISTA E VIOLADORA DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA
Autor(es): DONEGÁ, Amália Regina
OLIVEIRA, Carlos Cristiano Meneguini de
VIEIRA, Lara Maria Tortola Flores
THOMÉ, Majoí Coquemalla
NOGUEIRA, Raul Ferreira Belúcio
Abstract: Trata- se de estudo acerca da internação compulsória em se tratando de crianças e adolescentes com problemas de drogadição. Visa- se analisar a problemática da internação compulsória através de uma análise história, buscando demonstrar a capacidade estatal de intervenção na esfera individual do cidadão com o único pretexto de efetivação do dever de garantir a saúde e a integridade da pessoa, em especial das crianças e dos adolescentes drogaditos. De igual modo, tal cenário configura flagrante inobservância até mesmo à dignidade dos atingidos, posto que efetivamente o chamado tratamento, da forma como prestado, não garante chances de livramento de narcóticos, mormente quando deficiente de condições materiais e médicas. Considera- se no presente,ainda, a inexistência de motivação dos internados, de forma a dificultar sobremaneira os resultados de diminuição ou livramento do uso de drogas. Ainda, observa- se a questão das políticas públicas existentes para a questão da drogadição, bem como os projetos de lei inerentes ao tema. Por fim, questiona- se a questão de so pesamento de princípios constitucionais, uma vez que há duas questões conflitantes, tais sejam, a questão da saúde e a liberdade do indivíduo e como tal questão interfere no tratamento de crianças e adolescentes usuários de drogas. Assim, o presente estudo tem como escopo examinar os aspectos jurídicos e psicológicos da internação compulsória, buscando identificar os fundamentos que legitimem a citada atuação, além de verificar as reais possibilidades de recuperação de crianças e adolescentes neste contexto.
Palavras-chave: Drogadição
Direitos infanto - juvenis
Internação compulsória
Lei Antidrogas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4476
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lara_Maria_Tortola.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)265.72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.