EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4473
Tipo: Artigo
Título: NAS LINHAS CURRÍCULARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO CONHECIMENTO ESPONTÂNEO
Autor(es): ENISWELER, Kely Cristina
SAUCEDO, Kellys Regina Rodio
PIRES, Elocir Aparecida Correa
Abstract: Este trabalho tem a intenção de apresentar uma das atividades desenvolvidas durante exercício da docência de uma das bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Pedagogia (CAPES/MEC/UNIOESTE), no ano de 2012. O projeto atrelado ao curso de Pedagogia denominado Vivenciando a escola: incentivo a prática docente teve início em 2007 e foi institucionalizado em 2009. Atualmente participam do PIBID de Pedagogia 15 bolsistas (12 acadêmicos, 2 supervisoras de escolas municipais e uma coordenadora de área) com o objetivo de valorização e permanência dos egressos na licenciatura. Os resultados indicaram que a docência exige do professor enfrentamentos cotidianos relacionados ao conhecimento espontâneo dos alunos, cuja resposta nem sempre é imediata, mas requer a problematização dos saberes iniciais atrelados a prática cotidiana, num processo de autoformação e (re)elaboração desses conhecimentos.
Palavras-chave: Ensino fundamental
Conhecimento espontâneo
Contos infantis
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4473
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kely_Cristina_Enisweler_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)282.36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.