EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4466
Tipo: Artigo
Título: CORRELAÇÃO DAS ALTERAÇÕES HEMATOLÓGICAS EM PACIENTES COM DENGUE NA POPULAÇÃO ADULTA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ - PR
Autor(es): CORDEIRO, Juliano
HATA, Ana Paula
RITTER, Alessandra
Abstract: A dengue é uma doença infecciosa transmitida pelo mosquito do gênero Aedes aegypti, e vem se tornando um grave problema de saúde em todo o mundo. Devido a sua manifestação clínica oligossintomática torna- se difícil o diagnóstico diferencial com outras viroses endêmicas. A literatura tem sugerido a utilização de vários marcadores clínicos e laboratoriais, porém a utilização de diferentes metodologias torna- se difícil à comparação entre os diversos resultados. Faz- se necessário, portanto, a realização de novos estudos com o objetivo de rediscutir os critérios de validação dos exames hematológicos como método de acompanhamento dos pacientes infectados, uma vez que estes são de fácil realização, apresentam baixo custo e poderão servir como marcadores precoces de casos graves da doença. Portanto, o presente trabalho tem como propósito verificar a correlação existente entre os achados hematológicos dos pacientes com sorologia IgM positiva para dengue obtidos na Vigilância Epidemiológica de Maringá, no período de Janeiro à Junho de 2013, Pretende- se encontrar uma diminuição leucocitária total, neutrófilos e plaquetas, condizente à literatura,detectando outras alterações significativas nos pacientes infectados e verificar se existe uma possível prevalência dos achados correlacionados com o sexo e idade desses pacientes.
Palavras-chave: Correlação laboratorial
Dengue
Hemograma
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4466
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Juliano_Cordeiro.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)286.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.