EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4465
Tipo: Artigo
Título: INDUÇÃO DE CRESCIMENTO E CONTROLE DA PINTA PRETA EM TOMATEIRO
Autor(es): OLIVEIRA, Juliana Santos Batista
SOLINO, Antônio Jussiê da Silva
ALENCAR, Marianna dos Santos Rodrigues
ESTRADA, Kátia Regina Freitas Schwan
PASCHOLATI, Sérgio Florentino
Abstract: O uso de extratos e filtrados fúngicos na agricultura tem apresentado resultados promissores no controle de doenças e na promoção de crescimento. Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito de filtrados dos fúngos sapróbios Choloridium viresccens var. virescens (CHVV), Sarcopodim circinatum(SAC), Dictiocheta heteroderae (DIH), Phialomyces macrosporus (PHM) e Stachybotrys chartarum (STC) sobre a produção de massa e no controle da pinta- preta do tomateiro. Discos de micélio das 6 espécies foram transferidos para erlemayers com meio de batata e dextrose (BD). Após 20 dias o filtrado obtido foi diluído a 20% e aspergido nas plantas, os controles foram água destilada, BD a 20%, e ácido acetil salicílico. Três dias após o tratamento foi realizada inoculação de Alternaria solani e avaliados a severidade e análises biométricas. Os tratamentos SAC,DIH, CHVV e STC promoveram aumento de 17, 52, 31 e 45%, respectivamente da AACPD na 3ª folha. A AACPD na 4ª folha aumentou com aplicação do PHM e STC (130 e 96%, respectivamente). CHVV, DIH e PHM incrementaram a massa fresca da parte aérea em 38, 42 e 39% respectivamente. A massa seca da parte aérea foi incrementada por CVV, DIH, CHVV chegando a 38% por CHVV. Os tratamentos CVV, DIH, CHVV e PHM incrementaram a massa fresca em 72, 24, 24 e 43% respectivamente. Nas condições de estudo os filtrados SAC, DIH, CHVV, STC e PHM sensibilizaram o tomateiro e promoveram aumento na severidade de A. solani. Contudo promoveram aumentos significativos sobre a produção de massa das plantas.
Palavras-chave: Controle alternativo
Sapróbios
Crescimento vegetativo
Alternaria solani
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4465
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Juliana_Santos_Batista_Oliveira.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)305.11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.