EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4464
Tipo: Artigo
Título: LEVANTAMENTO DE LEPIDÓPTERA NO CAMPUS DO UNICESUMAR, ANÁLISE DOS POTENCIAIS BIOINDICADORES
Autor(es): RODRIGUES, Juliana Veronese
IGNATOWICZ, Claudia Maria Rodrigues Pereira
FUJITANI, Claudia
SANTOS, Jean Marcos Viera dos
FRANCO, Nayara Louback
ANJOS, Adriana Félix dos
Abstract: Este trabalho tem como objetivo catalogar as famílias de borboletas do Campus do Unicesumar e identificar os potencias bioindicadores. As amostras foram coletadas com auxílio de rede entomológica, nos meses de maio a julho de 2013. Os exemplares foram fotografados para posterior confecção de um catálogo e, posteriormente, serão depositados no laboratório de zoologia do Unicesumar.A idenficação parcial dos espécimes resultou em 03 famílias: Nymphalidae, Pieridae e Papilonidae, sendo Nymphalidae o grupo predominante. Os ninfalídeos constituem grupos importantes para o monitoramento de áreas em sucessão e são frequentemente utilizadas em Biologia da Conservação. Através da continuidade das coletas, esta pesquisa pretende catalogar as espécies de borboletas, assim como avaliar a relação entre a fauna e os tipos de habitats existentes na instituição.
Palavras-chave: Borboletas
Catálogo
Monitoramento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4464
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Juliana_Veronese_Rodrigues.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)282.25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.