EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4462
Tipo: Artigo
Título: BENEFÍCIOS DA MASSOTERAPIA NOS NÍVEIS DE ESTRESSE E ANSIEDADE EM ATLETA DE ALTO RENDIMENTO
Autor(es): ALBUQUERQUE, Juliana Barreiros de
GOHARA, Luciana Faravelli Camilo
REZENDE, Jelmary Cristina Guimarães
LIAMANA, Mirieli Denarde
PEREIRA, Vanildo Rodrigues
Abstract: O objetivo deste trabalho foi analisar os benefícios da massoterapia nos níveis de cortisol salivar e sua influência no estresse e ansiedade de atleta de alto rendimento. Foi atendido um atleta da modalidade de atletismo adulto. O atleta recebeu massoterapia uma vez por semana no período de um mês, totalizando quatro sessões. Os atendimentos aconteceram na clínica- escola de estética do Centro Universitário de Maringá – Unicesumar – com sessões de massagem relaxante e shiatsu, com duração de aproximadamente uma hora. O procedimento para coleta de dados foi através de cortisol salivar, questionário de ansiedade pré- competitiva SCAT (MARTENS at al, 1990) e Inventário de estresse de Lipp (1994), coletados no início e final dos 4 atendimentos, em ambiente de competição. Quanto à avaliação dos níveis de cortisol houve um aumento. Quanto a ansiedade e estresse percebido houve melhora na comparação do antes e depois o que sugere.
Palavras-chave: Cortisol salivar
Estresse pré - competitivo
Massoterapia
Shiatsu
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4462
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Juliana_Barreiros_de_Albuquerque.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)297.43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.