EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4460
Tipo: Artigo
Título: QUALIDADE FÍSICO - QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DO MEL COMERCIALIZADO NA CIDADE DE MARINGÁ - PR
Autor(es): PEREIRA, Júlia Dias Menegazzo
GOBBI, Murillo Marcos Bonin
SARTOR, Claudenice Francisca Providelo
Abstract: O mel é um produto alimentício, conhecido desde a antiguidade por suas diversas ações benéfica a saúde. As características do mel, como a coloração, aroma e sabor podem variar de acordo com a sua origem floral. A utilização do mel é um recurso alternativo para a saúde, mas apesar de todo o crescimento da área, o controle de qualidade ainda não é uma prática que atinge todos os produtores e comercializantes que se encontram no mercado. Cada etapa para a produção do mel deve ser passada por um criterioso controle de qualidade. Dentro deste contexto, o objetivo desse trabalho visa avaliar a qualidade físico- química e microbiológica do mel comercializado na cidade de Maringá- PR. Serão realizadas análises em 10 amostras diferentes de mel obtidas de diversos estabelecimentos de Maringá, sendo estes de feiras livres, lojas de produtos naturais, supermercados. As análises físico- químicas serão: características organolépticas e gerais, análise microscópica, determinação da acidez titulável do mel, reação de lugol, reação de fermentos diastásicos, reação de Lund, determinação de cinzas totais, determinação de umidade e determinação de pH. Será realizada a contagem de bactérias aeróbias mesófilas; contagem de bactérias aeróbias termófilas; contagem de bolores e leveduras. Com desenvolvimento deste trabalho, espera- se através das análises físico- químicas e microbiológicas do mel obter resultados favoráveis que irão determinar a qualidade e a autenticidade das amostras de mel de consumo comercializadas em Maringá, que serão comparadas com os padrões de qualidade exigidos pela legislação vigente.
Palavras-chave: Adulteração
Alimentos
Características organolépticas
Contaminação
Controle de qualidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4460
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Julia_Dias_Menegazzo_Pereira.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)271.17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.