EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4459
Tipo: Artigo
Título: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA UTI PEDIÁTRICA: CASO DE M
Autor(es): SILVA, Camila Cortelette P. da
MARTINS, Joslaine do Nascimento
PARENTI, Manuela dos Reis
BONEZZI, Bruna
CATARIM, Angelo William de Lima
COSTA FILHO, Esmeraldo Ribeiro da
Abstract: Este trabalho consiste em um relato de experiência da equipe de psicologia de um Hospital Universitário no acompanhamento a uma família que tinha uma filha internada na UTI pediátrica. Essa filha tinha 8 meses e havia sido diagnosticada com Síndrome de Werdnig- Hoffmann, uma doença neuromuscular degenerativa que afeta os músculos. O acompanhamento da psicologia se deu no sentido de trabalhar juntamente com a família a aceitação do diagnóstico e das limitações que ele impunha tanto para a criança quanto para o cotidiano da própria família. Ao longo dos atendimentos psicológicos, que consistiram em dar voz às angústias vividas pela família, percebeu- se que houve, gradativamente, maior aceitação por parte dos familiares, especialmente da mãe, em relação as dificuldades que esta síndrome trazia. Com isso, ratificamos a importância de um espaço de escuta diferenciado dentro dos hospitais como uma via positiva de elaboração do adoecer e suas interfaces.
Palavras-chave: Síndrome de Werdnig - Hoffmann
Relação mãe - bebê
Adoecimento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4459
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joslaine_do_Nascimento_Martins.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)272.8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.