EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4456
Tipo: Artigo
Título: INOCULAÇÃO VIA FOLIAR NA CULTURA DO MILHO COM Azospirillum brasiliense ASSOCIADO A DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO EM COBERTURA
Autor(es): OLIVEIRA, Jorge Augusto Aparecido de
PEREIRA, Claudemir Schernovski
SANCHES, Rafael Egea
MORESKI, Humberto Misdei
GASPAROTTO, Francielli
Abstract: A cultura do milho (Zea mays L.) apresenta grande importância econômica e social para o estado do Paraná, sendo conduzida tanto em grandes como em pequenas propriedades. Este trabalho tem por objetivo avaliar a eficiência agronômica da cultura do milho em função da inoculação com a bactéria diazotrófica Azospirillum brasiliense via foliar associado à aplicação de diferentes doses de nitrogênio em cobertura. O experimento será implantado na Fazenda Biotec- Unicesumar, localizada no município de Maringá- PR, durante a safra de 2013. O delineamento utilizado será o inteiramente casualizado, com 4 doses de nitrogênio em cobertura (0, 30 50, 100 Kg/ha) associadas ou não a inoculação foliar com a bactéria diazotrófica Azospirillum brasiliense. Serão avaliados o desenvolvimento radicular e a produção das plantas em cada tratamento.Será realizada a análise de variância e testes de comparações de médias dos dados coletados. Espera- se que os resultados obtidos com este trabalho venham contribuir para um aumento na produtividade na cultura de milho, reduzindo uso e os gastos com fertilizantes nitrogenados, tornando o cultivo do milho ecologicamente correto.
Palavras-chave: Zea mays L
Bactéria diazotrófica
Eficiência agronômica
Fixação biológica do nitrogênio
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4456
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jorge_Augusto_Aparecido_de_Oliveira.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)264.03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.