EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4446
Tipo: Artigo
Título: IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DE POLIMORFISMO GENÉTICO DE FUNGOS ASPERGILLUS NIGER E ASPERGILLUS CARBONARIUS EM CASTANHA DO PARÁ E AMENDOIM VENDIDOS NO COMÉRCIO DE MARINGÁ - PR
Autor(es): SILVA, Jéssica Hellen da
OLIVEIRA, Janaina Nicolau de
CALDERANI, Fabiana Alves
PRADO, Cintia Corteccioni Nuñez Del
OLIVEIRA, Alessandra Valéria de
Abstract: Micotoxinas são moléculas tóxicas produzidas por fungos, sendo que os fungos do gênero Aspergillus são responsáveis pela produção de duas das principais micotoxinas presentes em alimentos, as aflatoxinas e a ocratoxina A (OTA). A ocratoxina A, porém, é a toxina mais frequentemente encontrada em alimentos e também a mais tóxica, pois pode causar efeitos nefrotóxicos, imunossupressores, carcinogênicos e teratogênicos. A OTA pode ser encontrada em diversos alimentos, porém está mais presente em cereais e grãos, devido à contaminação prévia por fungos como A. nigere A. carbonarius. Portanto o objetivo deste trabalho consiste em avaliar a presença dos fungos A. nigere A. carbonarius em amostras de castanha do pára e amendoim obtidas a partir do comércio de Maringá- PR, e realizar análise comparativa de variabilidade genética entre as duas espécies, a fim de estimar se a população da região pode estar exposta à contaminação fúngica e consequentemente às toxinas. Para realizar esta análise, as amostras serão coletadas de pontos de venda aleatórios de Maringá- PR, e serão submetidas à cultura em meio SDA com cloranfenicol, seguida de extração de DNA, e amplificação com primers aleatórios para identificação e estudo de variabilidade genética. Portanto espera- se com este trabalho encontrar os fungos Aspergillus nigere Aspergillus carbonarius em amostras de castanha do pára e amendoim vendidas no comércio de Maringá- PR e realizar amplificação via RAPD para comparação dos fragmentos gerados a fim de se avaliar polimorfismo genético entre as duas espécies.
Palavras-chave: Micotoxinas
OTA
PCR
RAPD
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4446
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jessica_Hellen_da_Silva.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)300.37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.