EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4445
Tipo: Artigo
Título: TÉCNICAS PARA ISOLAMENTO DE CÉLULAS TRONCO MESENQUIMAIS EXTRAÍDAS DE TECIDO ADIPOSO
Autor(es): STEFANUTTO, Jéssica Cristina
MOLIN, Marta Maria Dal
EMANUELLI, Isabele Picada
Abstract: As células tronco têm a capacidade de se diferenciar em outros tipos celulares para formar ou regenerar tecidos lesados. Em pequena quantidade podem ser encontradas em vários tecidos do indivíduo adulto, seja ele animal ou humano.Um dos principais problemas da utilização de células tronco adultas (CTAs) nas terapias celulares é a baixa presença destas células nos tecidos, bem como a dificuldade de obtenção e isolamento. Com base nestas evidências, o objetivo deste projeto será validar uma metodologia para o isolamento de CTMs de tecidos adiposos que seja eficaz quanto à quantidade e qualidade celular obtida. Para tanto, a prática será realizada no laboratório de Biotecnologia celular do UNICESUMAR e as amostras serão obtidas de animais - espécies domésticas canina e felina - pacientes do hospital veterinário do UNICESUMAR, que passarão por procedimentos cirúrgicos de rotina. A coleta da amostra será realizada durante os procedimentos cirúrgicos, com assepsia local de rotina. Os resíduos cirúrgicos de tecido adiposo serão acondicionados em tubos Falcon contendo uma solução tampão e encaminhados ao laboratório em condições estéreis, onde dentro de um fluxo laminar, será triturado, digerido com enzimas, centrifugado e lavado para o isolamento celular. Em seguida serão inoculadas em meios de cultivo enriquecidos e incubadas na estufa de CO2 para o crescimento celular. Ao final será utilizado microscópio invertido para realizar a contagem e avaliar a morfologia destas células. Com base na revisão bibliográfica os diferentes métodos serão avaliados para padronizar uma metodologia eficaz na obtenção das CTMs isoladas do tecido adiposo.
Palavras-chave: Células tronco mesenquimais
Isolamento celular
Tecido adiposo
Terapia celular
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4445
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jessica_Cristina_Stefanutto_02.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)291.23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.