EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4436
Tipo: Artigo
Título: A PERCEPÇÃO E FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NO ENTORNO DA SEXUALIDADE HUMANA
Autor(es): NOGUEIRA, Iara Sescon
RODRIGUES, Daysi Mara Murio Ribeiro
PIRES, Italo Henrique Vieira
RAMOS, Karen Fernanda
BALDISSERA, Vanessa Denardi Antoniassi
Abstract: As práticas da enfermagem abarcam a sexualidade humana, visto que é uma ciência cuja essência e especificidade são o cuidado ao ser humano. Esse trabalho objetivou analisar a sexualidade na perspectiva dos alunos do curso de enfermagem de uma instituição pública de ensino, elencando sua formação teórica e prática nessa temática. Tratou- se de uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo e descritivo, realizada no período de abril a julho de 2013, tendo como público- alvo os 151 alunos do curso de graduação em enfermagem de uma instituição pública de ensino localizada no noroeste do Estado do Paraná- Brasil. Os dados foram obtidos por meio de questionário semiestruturado e submetidos à análise de conteúdo, do tipo temática, segundo proposto por Bardin (2009). No que se refere à concepção de sexualidade humana pelos graduandos de enfermagem, apontamos que os participantes a percebem em suas múltiplas facetas com predomínio do reducionismo à genitalidade, assumindo- a como sinônimo de sexo, mas compreendendo sua relevância nas questões de gênero. A formação teórica e prática é frágil. A incorporação do tema sexualidade no contexto acadêmico é necessária para que se avance rumo à integralidade do cuidado, requerendo formação que conduza a uma assistência adequada e contextualizada.
Palavras-chave: Formação acadêmica
Práticas de enfermagem
Sexualidade humana
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4436
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Iara_Sescon_Nogueira.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)289.86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.