EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4430
Tipo: Artigo
Título: COMPARAÇÃO DESCRITIVA ENTRE COBERTURA VACINAL E DOENÇAS IMUNOPREVINÍVEIS EM CRIANÇAS DE 0 A 9 ANOS NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ - PR
Autor(es): CARLESSO, Guilherme Pereira
GONÇALVES, Mariana Helena Barboza
MELO, Willian Augusto de
Abstract: O Programa Nacional de Imunizações (PNI) é o centro integrador das diversas formas de imunoprevenção, atuando desde a distribuição de vacinas ao incentivo ao desenvolvimento dessas. O presente estudo é retrospectivo, observacional de corte transversal utilizando dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). De modo geral, os resultados demonstraram efetividade das ações relacionadas à cobertura vacinal apresentando percentagem acima de 100% da maioria das vacinas contidas no calendário infantil da faixa etária de 0 a 10 anos de idade. Também sugere- se que houve indícios de possíveis limitações relacionadas ao controle vacinal especificamente pela falta de especificação dos dados provenientes da Lista de Morbidade encontrada no DATASUS de municípios adjacentes ao município de Maringá- PR. O presente estudo concluiu que o PNI é eficaz e atuante como forma de pesquisa e desenvolvimento dos métodos mais atuais para vacinação, ao seguir as recomendações da OMS. Verificou- se que a maioria das vacinas realizadas no município de Maringá- PR a cobertura vacinal excedeu- se a 100% notando- se inexistência da maioria de enfermidades imunopreveníveis na faixa etária infantil. Contudo, a vacinação merece atenção e incentivo no intuito de evitar o aparecimento de doenças imunopreveníveis.
Palavras-chave: Calendário vacinal
Cobertura vacinal
Condições sensíveis à atenção primária
Doenças imunopreveníveis
Programa nacional de imunização
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4430
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Guilherme_Pereira_Carlesso.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)382.85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.