EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4418
Tipo: Artigo
Título: PADRONIZAÇÃO DE MÉTODO ENZIMÁTICO PARA DETECÇÃO DE PESTICIDAS ORGANOFOSFORADOS EM ALIMENTOS
Autor(es): RIBEIRO, Flávia Samara
LUIZ, Amanda dos Santos
BONINI, Edicléia A.
TANIMOTO, Sonia Tomie
Abstract: O uso intensivo de pesticidas em culturas de tomates tem causado preocupações quanto à provável contaminação do produto final. Relatos indicam que alguns dos pesticidas utilizados no manejo da cultura de tomate sejam pertencentes ao grupo dos organofosforados. Este grupo de agrotóxicos inseticidas causa numerosos efeitos à saúde humana, todos decorrentes do comprometimento das transmissões dos impulsos nervosos nas sinapses dos neurônios. O desconhecimento dos agrotóxicos empregados e a incerteza de que sua utilização tenha sido correta resultam na necessidade de analisar grande número de princípios ativos, quando se visa aos estudos de monitoramento para fins de saúde pública. Neste contexto, esbarra- se no problema de falta de uma metodologia capaz de analisar todos os princípios ativos, pois alguns requerem métodos analíticos específicos. Este trabalho tem como objetivo, padronizar uma metodologia rápida e de baixo custo, para monitorar a presença de organofosforados em legumes, frutos e verduras comercializados na feira do Produtor de Maringá– Pr. As amostras serão coletadas nos estandes que vendem o produto, tanto de cultivo convencional, como os de cultivo orgânico. As análises serão realizadas no laboratório de química do Centro Universitário de Maringá. A metodologia será baseada na técnica de espectrofotometria, através do processo de inibição enzimática.
Palavras-chave: Enzimas
Espectrofotometria
Pesticidas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4418
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Flavia_Samara_Ribeiro.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)261.05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.