EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4416
Tipo: Artigo
Título: ATRIBUTOS QUÍMICOS, TEORES DE FERRO E ALUMÍNIO LIVRES E DIFRATOMETRIA DE RAIOS - X DA FRAÇÃO ARGILA FINA DE LATOSSOLOS VERMELHOS SOB PLANTIO DIRETO
Autor(es): BERTAGNA, Filipe Augusto Bengosi
MACHADO, Alini Taichi da Silva
VILAR, Cesar Crispim
SOUZA JUNIOR, Ivan Granemann de
COSTA, Antonio Carlos Saraiva da
Abstract: O sistema de cultivo do solo em Plantio Direto- SPD é uma técnica conservacionista que melhorou os atributos químicos do solo. Esse trabalho tem o objetivo de avaliar as alterações nos atributos químicos e mineralógicas em um LATOSSOLO VERMELHO distrófico sob sistema de Plantio Direto. Foram amostrados os horizontes A e Bw de um LATOSSOLO VERMELHO sob Plantio Direto na cidade de Palmeira. Também foi amostrado o mesmo solo em condição natural (Mata) para fins de comparação. As práticas adotadas no SPD melhoram a CTC, valores V% e m% do solo promovendo melhores condições para o cultivo. Através dos valores de substituição isomórfica é possível concluir que parte do alumínio em solução foi incorporada nos óxidos de ferro livre. Os difratogramas de Raios- X mostraram que parte do Al das entrecamadas dos minerais de argila 2:1 foi removida com a calagem.
Palavras-chave: Argilominerais
Mineralogia
Óxidos de ferro
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4416
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Filipe_Augusto_Bengosi_Bertagna_02.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)565.57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.