MODALIDADE EaD TCC - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4411
Tipo: TCC
Título: Higiene e segurança no trabalho na cooperativa dos catadores de materiais recicláveis de Apucarana - COCAP
Autor(es): SOUZA, Vanderlei Simão de
Primeiro Orientador: PEDROZA, Samuel Sales
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar e avaliar saúde e segurança do trabalho na Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Apucarana – COCAP, no processo de separação dos resíduos sólidos, implantando medidas de segurança para preservar a saúde e a integridade física dos trabalhadores. Esse estudo justifica-se, pois, a saúde do trabalhador deve ser considerada uma prioridade para empresas de qualquer porte, seja pequeno, médio ou grande ou de qualquer ramo. Toda organização deve trabalhar com a segurança de que o ambiente é favorável àqueles que são a base, ou seja, os responsáveis pela produção e sucesso no mercado. Sem a produção não há comercialização e consequentemente pode gerar o insucesso. O trabalho consiste em uma análise documental sobre segurança no trabalho e sobre a COCAP; de natureza qualitativa e também um estudo de caso. Foram observadas muitas irregularidades bem como não conformidades em relação à segurança do trabalhador. A obstrução do sistema de prevenção de combate incêndio, do armazenamento inadequado dos materiais recicláveis coletados também foi observada. Medidas foram sugeridas e implantadas para melhorar as condições do local e do trabalhador como, por exemplo, foram realizadas palestras para todos os colaboradores com o objetivo de conscientização sobre a segurança no trabalho; foi realizado um mutirão para limpeza e organização do local; foram feitas sinalizações nos lugares para delimitar o local para que não seja colocado nenhum tipo de material; os colaboradores da Cooperativa participaram do treinamento da Brigada de incêndio.
Palavras-chave: Segurança do trabalho
Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Apucarana - COCAP
Irregularidades
Organização
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Souza, Vanderlei Simão de. higiene e Segurança no trabalho na cooperativa dos catadores de materiais recicláveis de Apucarana - COCAP. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Centro Universitário de Maringá - Unicesumar - Ead, Maringá, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4411
Data do documento: 10-Out-2019
Aparece nas coleções:TCC - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VANDERLEI SIMÃO.pdfSouza, Vanderlei Simão de1.08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.