MODALIDADE EaD TCC - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4404
Tipo: TCC
Título: Aumento da confiabilidade e disponibilidade de um sistema motos/bomba centrífuga em uma indústria petroquímica
Autor(es): MELO, Luís Sérgio
Primeiro Orientador: FIOROTO, Paulo Otavio
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de apresentar os benefícios do aumento da Confiabilidade dos Sistemas de Produção através de um estudo de caso envolvendo a operação de transferência de petroquímicos por meio de bombas centrífugas acionadas por motores elétricos. Inicia-se o estudo definindo-se Manutenção e seus tipos, os conceitos de Confiabilidade, Disponibilidade e Taxa de Falhas, Modos de Falha, apresentação do sistema em estudo e seus componentes e pôr fim a comparação da confiabilidade do sistema quando o mesmo operava com duas bombas em paralelo e uma bomba em stand-by e controle de vazão na descarga através de uma válvula automática, contra a modernização do sistema contemplando uma bomba operando e uma bomba em stand-by, sendo que os motores das novas bombas são acionados por inversores de frequência sem necessidade de utilizar válvula de controle na descarga dos equipamentos. O estudo expôs os números de aumento da Confiabilidade e Disponibilidade das bombas do sistema, os ganhos qualitativos e quantitativos alcançados com a modernização implementada para a Gestão da Manutenção dos ativos da planta e desempenho da Unidade bem como as possibilidades de melhoria da gestão além das dificuldades encontradas para realização do estudo
Palavras-chave: Gestão de ativos
Inversores de frequência
Sistemas de Produção
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Melo, Luís Sérgio. Aumento da confiabilidade e disponibilidade de um sistema motor/bomba centrífuga em uma indústria petroquímica. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Centro Universitário de Maringá - Unicesumar - Ead, Maringá, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4404
Data do documento: 30-Set-2019
Aparece nas coleções:TCC - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUIS SERGIO MELO.pdfMelo, Luís Sérgio558.08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.