EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4394
Tipo: Artigo
Título: SUPLEMENTAÇÃO DE COQUETÉIS ENZIMÁTICOS APLICADOS NA SACARIFICAÇÃO DA BIOMASSA DE CANA - DE - AÇÚCAR
Autor(es): SALVADOR, Victor Hugo
OLIVEIRA, Dyoni Matias de
FERRARESE FILHO, Osvaldo
SANTOS, Wanderley Dantas dos
Abstract: O etanol pode ser produzido a partir dos açúcares que compõem a biomassa lignocelulósica utilizando- se processos enzimáticos capazes de promover a sacarificação dos polissacarídeos em açúcares fermentáveis.Contudo, a presença de lignina e compostos fenólicos dificulta o acesso das hidrolases.O desenvolvimento de plantas com lignina modificada e/ou menor conteúdo de lignina poderá contribuir aumentar o poder nutricional de forragens e reduzir os custos na produção de papel e celuloses. Além disso, juntamente com a otimização dos coquetéis enzimáticos poderá viabilizar a produção de etanol celulósico a custos competitivos com o petróleo. Colmos de cana- de- açúcar tratados com inibidores da via de lignificação foram secados, moídos e submetidos à sacarificação com diferentes coquetéis enzimáticos. Os diferentes coquetéis enzimáticos apresentaram tempo ótimo de sacarificação similar (1 h). Todos os coquetéis foram positivamente afetados pela presença de hemicelulases. A aplicação in vivo de inibidores da lignificação e a suplementação dos coquetéis com hemicelulases, principalmente xilanase, contribuíram para a melhorar a sacarificação da biomassa.
Palavras-chave: Celulase
Hemicelulase
Xilanase
Digestibilidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4394
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dyoni_Matias_de_Oliveira_03.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)552.92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.