EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4368
Tipo: Artigo
Título: EFEITO DE DIFERENTES VALORES CRÍTICOS DE RESISTÊNCIA DO SOLO À PENETRAÇÃO SOBRE A DENSIDADE CRÍTICA DO INTERVALO HÍDRICO ÓTIMO EM SISTEMA PLANTIO DIRETO
Autor(es): BETIOLI JUNIOR, Edner
MOREIRA, Wagner Henrique
MENOCCHI, Cindy Kristensson
TORMENA, Cássio Antônio
ANGHINONI, Guilherme
FERREIRA, Camila Jorge Bernabé
Abstract: O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes valores críticos de resistência do solo à penetração (RP) sobre a densidade crítica (Dsc) do intervalo hídrico ótimo (IHO), em um Latossolo Vermelho distroférrico sob sistema plantio direto (SPD) após 30 anos de sua implantação.A amostragem foi realizada numa área de lavouras comerciais, cultivada com SPD, localizada no município de Maringá –PR. 36 amostras indeformadas de solo foram coletadas aleatoriamente e utilizadas para a obtenção das curvas de retenção de água (CRA) e resistência do solo à penetração (CRS); da densidade do solo (Ds) e do interalo hídrico ótimo (IHO). O IHO foi determinado com os valores críticos de RP de 2,0, 3,5 e 4,6 MPa. Utilizando o valor de RP = 2,0 MPa como crítico, as condições físicas do solo se apresentam mais restritivas as plantas do que com a RP = 3,5 e 4,6 MPa, mas em todos os casos a RP foi determinante na redução do IHO. A ampliação do limite de RP aumentou o valor de Dsc para valores acima de 1,32 kg dm-3, comparado com a Dsc = 1,29 kg dm-3 obtida com RP = 2,0 MPa.
Palavras-chave: Capacidade de campo
Densidade crítica
Ponto de murcha permanente
Porosidade de aeração
Qualidade física do solo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4368
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cindy_Kristensson_Menocchi_03.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)537.89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.