EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4367
Tipo: Artigo
Título: QUANTIFICAÇÃO E COMPARAÇÃO ENTRE CURVA DE RETENÇÃO DE ÁGUA DE UM LATOSSOLO VERMELHO IN SITU E NO LABORATÓRIO
Autor(es): MOREIRA, Wagner Henrique
BETIOLI JUNIOR, Edner
MENOCCHI, Cindy Kristensson
FERREIRA, Camila Jorge Bernabé
ANGHINONI, Guilherme
TORMENA, Cássio Antonio
Abstract: Os objetivos deste trabalho foram realizar medições de conteúdo de água (θ) e do potencial mátrico (Ψ) em laboratório e diretamente no campo para obter a curva de retenção de água no solo (CRA).Duas estratégias metodológicas foram utilizadas para a determinação da CRA: “usual” na qual as determinações foram realizadas integralmente em laboratório com amostras de solo com estrutura preservada; e “campo” com medições de θ e realizadas in situ, por meio de sensores Thetaprobe ML2 e tensiômetro T5 marca UMS, respectivamente. As medições in situ de θ e foram realizadas durante um período de quatro dias de secamento do solo. Concomitantemente, foram tomadas amostras com estrutura preservada para a determinação da densidade do solo (Ds). Em razão das limitações do tensiômetro, foram realizadas determinações adicionais do conteúdo de água no potencial de -1,5 MPa com um psicrômetro WP4-T (em laboratório). Foi possível obter a CRA com medições de θe in situ, assim como, a qualidade do ajuste foi superior à CRA ajustada com os dados coletados integralmente em laboratório.
Palavras-chave: Amostragem
Atributo físico
Qualidade física do solo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4367
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cindy_Kristensson_Menocchi.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)465.13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.