EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4362
Tipo: Artigo
Título: PROCESSOS PSICOLÓGICOS APRESENTADOS POR UM GRUPO DE FAMILIARES DE CRIANÇAS SURDAS
Autor(es): SOUSA, Cayla Aparecida de
FÉLIX JUNIOR, Cícero Marcelo
PAULA, Karla Pereira de
OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de
Abstract: A presente pesquisa objetiva identificar aspectos psicológicos emocionais em pais e familiares de crianças portadoras de deficiência auditiva. As referidas crianças encontram-se em processo terapêutico na Clínica Escola de Fonoaudiologia da Unicesumar e o acompanhamento dos familiares acontecerá por meio de encontros semanais, onde o intuito é investigar e procurar identificar juntamente com esses familiares e a colaboração de alunos da fonoaudiologia, qual o estágio de aceitação perante a surdez, pois esta culmina em limitações na vida dessas crianças. A real compreensão acerca das questões psicológicas e emocionais, bem como a vivência de todos os estágios: negação, resistência, afirmação e aceitação são imprescindíveis para que o processo terapêutico aconteça e haja progresso no desenvolvimento dos pacientes. Além da identificação desses estágios vividos pelos familiares, visa à promoção de ações colaborativas e orientadoras aos participantes, ao propiciar o encontro com familiares de outras crianças com a mesma deficiência exercitando a troca de vivências e informações entre os partícipes.
Palavras-chave: Audiologia educacional
Aceitação
Criança surda
Processos psicológicos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4362
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cayla_Aparecida_de_Sousa.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)370.24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.