EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4360
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE CLÍNICA E MICROBIOLÓGICA DE DIFERENTES ESCOVAS DENTAIS
Autor(es): GARCIA, Cassiana Jorge
SOUZA, Camila Oliveira de
AMARAL, Marcelo Augusto
CIMARDI, Ana Claudia Baladelli Silva
Abstract: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo geral avaliar clinicamente três escovas dentais diferentes após o uso de 30 dias. Os objetivos específicos serão analisar visualmente as três escovas dentais após o uso pelo mesmo período pelo participante, observando- se a aparência e a regularidade das cerdas, podendo apresentar- se retas ou distorcidas, analisar o índice de desgaste da escova (ID) proposto por Rawls et al. (1989) e por fim analisar microbiologicamente as escovas dentais. Serão selecionados dez voluntários de ambos os sexos, acima de dezoito anos, que tenham interesse e disponibilidade de horários para participar da pesquisa. O estudo será realizado na Clínica Odontológica da UniCesumar e possui aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Cesumar, por um período de três meses. Serão utilizadas 30 escovas dentais de três modelos diferentes. Os voluntários serão selecionados em grupos de avaliações mensais. Cada grupo utilizará um tipo de escova dental por um período de 30 dias. Depois de cessado o período de 30 dias o participante retornará a clínica Odontológica da UniCesumar para que se possa fazer uma nova avaliação e troca da escova antiga. Os resultados esperados desta pesquisa são encontrar escovas de qualidade, para divulgação para a população, além de servir como base de orientação a pacientes e profissionais da Odontologia para aquisição de escovas dentais adequadas, sua limpeza e tempo de substituição ideal das mesmas.
Palavras-chave: Escovação dentária
Higienização bucal
Microbiologia
Saúde coletiva
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4360
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cassiana_Jorge_Garcia.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)268.18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.