EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4342
Tipo: Artigo
Título: ÍNDICES DE CONTINUIDADE DE POROS EM SISTEMA PLANTIO DIRETO DE LONGO PRAZO
Autor(es): BETIOLI JUNIOR, Edner
MOREIRA, Wagner Henrique
FERREIRA, Camila Jorge Bernabé
ANGHINONI, Guilherme
TORMENA, Cássio Antonio
MENOCCHI, Cindy Kristensson
Abstract: A hipótese deste trabalho é que a continuidade de poros avaliada pelos índices K1 e N apresenta variabilidade espacial no solo em sistema plantio direto (SPD) em decorrência do localizado revolvimento do solo. A permeabilidade do solo ao ar (Ka) e a porosidade de aeração (Ɛa) foram determinadas e a partir de suas relações os índices de continuidade de poros K1 e N foram obtidos. O solo deste estudo foi identificado como Latossolo Vermelho distroférrico, classe textural muito argiloso, e é cultivado por mais de 30 anos em SPD. Quarenta amostras de solo com estrutura deformada foram coletadas em três posições distintas de amostragem: 1) linha (L); 2) entrelinha (E); e, 3) posição intermediária entre L e E (PI) da cultura do milho, nas camadas de 0,0- 0,1 m e 0,1- 0,2 m,totalizando 240 amostras. Em geral, os índices apresentaram resultados semelhantes, com os maiores valores obtidos na posição L da camada de 0,0- 0,1 m, confirmando a hipótese estabelecida. O resultado observado está associado ao revolvimento do solo decorrente da semeadura, que promove um aumento da Kae da Ɛana posição L e, consequentemente, de K1 e N.
Palavras-chave: Aeração do solo
Permeabilidade do solo ao ar
Sistema poroso
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4342
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Camila_Jorge_Bernabe_Ferreira.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)319.71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.