EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4339
Tipo: Artigo
Título: ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE DESORDENS ARTICULARES E O MODO DE TRABALHO DOS ENDODONTISTAS
Autor(es): PINTO, Camila Amaral
VICTORINO, Fausto Rodrigo
Abstract: A prática da endodontia exige do profissional longas sessões clínicas e movimentos repetitivos na execução de manobras que exigem esforço excessivo e muitas vezes manutenção de postura inadequada, fatores que contribuem de forma significativa para o surgimento de sintomas dolorosos relacionados a distúrbios osteomusculares. Esta pesquisa objetiva estudar a relação entre o desempenho da atividade profissional e os possíveis distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORTs) em endodontistas da cidade de Maringá, Paraná. Trata- se de um projeto de pesquisa aplicada, onde se estima a participação de aproximadamente 50 Cirurgiões- Dentistas especialistas em Endodontia, constantes em uma lista de 74 profissionais fornecida pelo Conselho Regional de Odontologia do Paraná. Através dos dados coletados espera- se relacionar a ocorrência de distúrbios osteomusculares com a forma de trabalho dos endodontistas, a fim de sugerir medidas que visem evitar ou minimizar a manifestação de sintomas dolorosos decorrentes do trabalho. Os resultados serão analisados por meio de frequências absolutas e percentuais, representados por gráficos e tabelas. Será utilizado o teste do Qui-Quadrado, com p<0,05 para avaliar a associação entre as variáveis utilizadas na pesquisa.
Palavras-chave: Endodontia
Desordens osteomusculares
Doença ocupacional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4339
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Camila_Amaral_Pinto.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)331.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.