EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4331
Tipo: Artigo
Título: EFEITO DO TRATAMENTO COM FRAÇÃO ACETATO DE ETILA (FAE) DE Trichilia catigua SOBRE A MEMÓRIA ESPACIAL EM CAMUNDONGOS
Autor(es): PASQUINI, Bruna Malheiro
OLIVEIRA, Rúbia Maria Monteiro Weffort de
Abstract: A Trichilia catigua, conhecida como catuaba, tem sido popularmente utilizada como tônico para o tratamento da fadiga, cansaço, estresse, déficits de memória e impotência sexual. O objetivo do presente trabalho foi caracterizar o efeito da Fração Acetato de Etila (FAE) obtida das cascas de Trichilia catigua sobre a aprendizagem e memória espacial em camundongos usando o teste do labirinto aquático de Morris (LAM). Os dados foram submetidos à análise de variância de uma via (one- way ANOVA). A administração de FAE 200 ou 400 mg/Kg não alterou o desempenho dos animais no LAM. Notou- se, entretanto, o aparecimento de um possível efeito sedativo.
Palavras-chave: Aprendizagem
Camundongos
Labirinto aquático de Morris
Memória
Trichilia catigua
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4331
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruna_Malheiro_Pasquini.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)281.65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.