EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4326
Tipo: Artigo
Título: PRODUÇÃO DE BIOPLÁSTICO A PARTIR DO AMIDO DE MANDIOCA
Autor(es): SANTOS, Bruna dos
SILVA, Rahgy Souza da
COELHO, Tânia Maria
ASSAD FILHO, Nabi
Abstract: Encontrar soluções que buscam diminuir o volume de descarte de embalagens convencionais no meio ambiente é um dos desafios na atualidade. Ressaltando que é ampla a utilização do polietileno numa diversidade de produtos e a sua decomposição alonga- se de 100 a 500 anos, enquanto o plástico biodegradável possui degradação mais rápida agredindo menos o meio ambiente. Assim, nesta pesquisa foi utilizada a mandioca, fonte de amido que, com o extensivo plantio e abundante produção, é uma alternativa viável e resulta em excelentes produtos úteis nas indústrias, que pode ser convertida em compostos biodegradáveis e com diferentes características. O amido natural na presença de um plastificante, submetidos a determinadas condições de temperatura e pressão, se funde se transformando em amido termoplástico. Assim o objetivo do trabalho foi modificar o amido e usá- lo no desenvolvimento de filmes que possam substituir as embalagens que são feitas de polietileno. Por meio de testes de impermeabilização foi possível perceber que as modificações realizadas no amido alteraram as características do material plástico formado, e os filmes podem ser fabricados com resultados preliminares de impermeabilização e resistência satisfatórios.
Palavras-chave: Amido termoplástico
Impermeabilização
Plástico biodegradável
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4326
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruna_dos_Santos.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)400.7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.