EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4312
Tipo: Artigo de Evento
Título: USANDO O FAZ - DE - CONTA PARA LIDAR COM A REALIDADE: CONTOS QUE REVELAM OUTROS CONTOS QUE NÃO SÃO DE FADAS
Autor(es): PEREIRA, Amanda Adão
PEREIRA, Bruna Rocha
CATARIM, Angelo Willian de Lima
CELES, Fernanda Almagro
HARTMANN, Jane Biscaia
Abstract: Este trabalho é um estudo de caso, o qual visa apresentar a intervenção realizada pela equipe de psicologia do Hospital Universitário de Maringá (HUM) de um caso de abuso sexual infantil intrafamiliar, para que se possa, através do compartilhamento da experiência, propiciar uma alternativa de intervenção em casos, como este, que demandam uma atuação cautelosa do profissional. No caso abordado, a vítima, uma menina de seis anos, foi abusada por seu tio, que lhe retirou de casa e lhe deixou nua amarrada nos trilhos de trem onde foi encontrada pela polícia. Após o evento a menina não conversou com ninguém sobre o ocorrido, nem mesmo com sua mãe e começou a apresentar comportamentos sexuais inadequados para sua idade. Três meses depois do abuso, a criança foi ao hospital, para uma reconsulta médica e foi abordada pela equipe de psicologia. Durante a intervenção, foi proposta a narração de um conto de fadas, onde a paciente sugeriu a história dos três porquinhos, que em sua versão tornou- se a história da porquinha. Através do comportamento da protagonista, que tem medo do lobo mau, a menina dramatizou a experiência vivida. Pelo modo que foi realizado o manejo situacional pelo terapeuta e apropriado pela criança, podemos considerar a criatividade da criança como um recurso que lhe permitiu imprimir voz às severas tensões interiores, derivadas do conflito vivido. Assim, podemos concluir, com base na literatura e na experiência profissional, que os contos de fadas constituem um importante meio de comunicação e elaboração do evento traumático.
Palavras-chave: Abuso sexual
Contos de fadas
Atuação lúdico - terapêutica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4312
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Angelo_Willian_de_Lima_Catarim.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)352.1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.