EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4306
Tipo: Artigo de Evento
Título: TESTE DE ANTAGONISMO UTILIZANDO FUNGOS ENDOFÍTICOS ISOLADOS DE FOLHAS DE Mikania glomerata SPRENG. (ASTERACEA) CONTRA O FITOPATÓGENO Colletotrichum sp.
Autor(es): POLLI, Andressa Domingos
RHODEN, Sandro Augusto
GARCIA, Adriana
POLONIO, Julio Cesar
SANTOS, Caroline Menicoze dos
PAMPHILE, João Alencar
Abstract: Microrganismos endofíticos habitam o interior das plantas, sem causar danos a elas, estabelecendo uma relação simbiótica planta- hospedeiro. As plantas medicinais são alvos em potencial para isolamento de fungos endofíticos com potencial biotecnológico. A Mikania glomerata, conhecida popularmente como “guaco”, é utilizada na medicina popular em casos de asma, bronquite e contra a tosse. Foram testados cinco fungos endofíticos isolados de folhas M. glomerata contra o fitopatógeno Colletotrichum sp. pela técnica de cultura pareada. O fitopatógeno e o fungo endofítico foram inoculados à 4 cm de distância em placas de petri contendo meio de cultura BDA e o controle foi realizado inoculando apenas o fitopatógeno. O índice de inibição percentual (Im%) foi calculado aferindo- se a área de crescimento micelial do fitopatógeno utilizando o software ImageJ 1.46r e comparando estes valores com o controle. O isolado G- 58 apresentou interação competitiva do tipo CA1 (crescimento parcial do endofítico sobre o fitopatógeno após “deadlock” inicial com contato micelial), já as outras linhagens apresentaram interação do tipo A (“deadlock” com contato micelial), em relação a inibição do fitopatógeno os resultados foram positivos em diferentes percentuais. O isolado G- 58 se apresentou com o maior índice de inibição com um Im% de 67,16%. Esses fungos apresentam- se com potencial para futuros estudos em sua aplicação no biocontrole de fungos do gênero Colletotrichum.
Palavras-chave: Antagonismo
Controle biológico
Endofíticos
Microrganismos
Mikania glomerata
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4306
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andressa_Domingos_Polli.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)333.75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.