EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4301
Tipo: Artigo
Título: AJUSTE DE MODELOS PREDITORES DE MASSA DE FRUTOS DE ABOBRINHA ITALIANA CULTIVA NOVITA F1
Autor(es): MALLER, André
REZENDE, Roberto
OLIVEIRA, Jhonatan Monteiro de
BRESCANSIN, Mariana Gomes
HARA, Ânderson Takashi
SOUZA, Renan Soares de
Abstract: Modelos estatísticos podem ser utilizados para predizer características da cultura de modo não destrutivo. Por esse motivo, é desnecessário cultivo de plantas adicionais, o que pode diminuir custos e viabilizar experimentos. Um modelo preditor de massa de frutos para abobrinha italiana é uma ferramenta que auxilia na padronização da colheita e em estudos na área da produção vegetal. Os modelos preditores apresentam condições de contorno específicas e muitas vezes as extrapolações podem induzir a estimativas não confiáveis. Este trabalho teve por objetivo ajustar e validar um modelo que prediga a massa de frutos em diferentes condições de cultivo. Os modelos ajustados a partir de frutos produzidos no campo e irrigadas por aspersão não estimam confiavelmente a massa de frutos produzidos em outras condições.
Palavras-chave: Cucurbita pepo
Gotejo
Olerícola
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4301
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andre_Maller_03.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)463.71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.