EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4296
Tipo: Artigo de Evento
Título: AJUSTE E VALIDAÇÃO DE MODELOS PREDITORES DE ÁREA FOLIAR DO FOLÍOLO DE FEIJOEIRO
Autor(es): HARA, Ânderson Takashi
OLIVEIRA, Jhonatan Monteiro de
MALLER, André
SILVA, Eduardo Carrara
SOUZA, Renan Soares de
GONÇALVES, Antônio Carlos Andrade
Abstract: A área foliar é uma variável utilizada por pesquisadores na correlação a capacidade de produção de fotossimilados, potencial evapotranspiratório e determinação do estádio do desenvolvimento vegetativo. O objetivo desse trabalho foi ajustar e validar modelos preditores para a determinação da área foliar de folíolos de feijoeiro comum. O experimento foi realizado no campo coletando plantas de feijão e separando todos os folíolos da mesma. Cada folíolo foi medido a largura e o comprimento do folíolo e determinado à respectiva área foliar. Por meio de método de regressão foi ajustado diferentes modelos e cada modelo foi validado por diversos índices estatísticos. Por meio dos resultados estatísticos permite- se concluir que é possível estabelecer uma relação funcional da área foliar do folíolo utilizando medidas lineares, com precisão, exatidão, sem viés e reduzido erro durante a estimativa da variável dependente.
Palavras-chave: Área foliar
Índice de concordância
Viés
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4296
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Anderson_Takashi_Hara_03.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)329.43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.