EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4293
Tipo: Artigo de Evento
Título: INFLUÊNCIA DA APLICAÇÃO DE VINHAÇA SOBRE A POPULAÇÃO MICROBIANA DO SOLO
Autor(es): BENTO, Anderson Soares
CECILIANO, Eduardo da Silva
RIBEIRO, Rosa Maria
GASPAROTTO, Francielli
Abstract: Durante processo de beneficiamento da cana de açúcar transformando- a em açúcar ou etanol, é gerado grande quantidade de resíduos, um destes é a vinhaça a qual é gerada em proporção até mesmo maior do que os próprios produtos específicos desta cultura, fato que gera preocupação para as indústrias, devido a destinação deste resíduo ser problemática e o mesmo possuir elevada capacidade contaminante de reservas hídricas. A utilização da vinhaça na fertirrigação da cultura da cana- de- açúcar é uma das alternativas para a destinação deste agente poluidor, visto que o mesmo também possui alto valor fertilizante. Porém, pouco se conhece sobre como a aplicação da vinhaça interfere nas propriedades microbiológicas do solo. Assim, objetiva- se com este trabalho avaliar a influência da aplicação de vinhaça sobre a população microbiana do solo. Para isso serão avaliados cinco tratamentos: solo sem aplicação de vinhaça, solo com aplicação de 5, 10, 15 e 20 mm de lâmina de vinhaça. Serão coletadas amostras de cada tratamento antes da aplicação e a cada 15 dias após a aplicação da vinhaça durante um período de 120 dias para quantificação dos microrganismos do solo. Os dados obtidos em cada tratamento serão analisados em programa estatístico e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Espera- se com este trabalho poder concluir se a aplicação da vinhaça como adubo ao solo influência de forma benéfica ou maléfica os microrganismos do solo. Estes resultados possibilitaram dinamizar a utilização deste resíduo diminuindo seu impacto no ambiente.
Palavras-chave: Resíduo
Fertirrigação
Biota do solo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4293
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Anderson_Soares_Bento.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)268.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.