EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4286
Tipo: Artigo de Evento
Título: DIAGNÓSTICO SITUACIONAL PRÉ - TREINAMENTO PARA MEDICAÇÕES ENDOVENOSAS
Autor(es): SEMTCHUK, Ana Leticia Dias
PIMENTEL, Gabryella Caparós
GATTO, Lilian
MELO, Willian Augusto de
Abstract: A Educação Permanente em Saúde promove processos formativos estruturados a partir da problematização do seu processo de trabalho, cujo objetivo é a transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho, tomando como referência as necessidades de saúde das pessoas e das populações, da gestão setorial e o controle social em saúde. Trata- se de um estudo observacional descritivo. Foram sujeitos deste estudo 105 colaboradores de enfermagem do Hospital Municipal de Maringá. A coleta de dados se deu através da aplicação de um questionário semi- estruturado. Este estudo fez parte de um projeto de extensão intitulado “Educação Permanente no ambiente hospitalar” do curso de enfermagem da UNICESUMAR. Com relação às dúvidas e às necessidades percebidas sobre medicação endovenosa estiveram relacionadas a identificação na categoria dos enfermeiros (17,9%) e ação farmacológica (34,8%) na categoria dos técnicos e auxiliares de enfermagem. Quanto as necessidades gerenciais relacionadas a medicação foram organização de prontuários de pacientes com 25,0% e comunicação interdisciplinar com 20,4% entre a categoria dos técnicos e auxiliares de enfermagem a distribuição de necessidades de educação em saúde baseados nos nove certos da medicação a orientação da medicação foi o item que apresentou maior necessidade entre enfermeiros e técnicos/auxiliares de enfermagem. Com esse estudo ficou claro que os profissionais de saúde possuem muitas dúvidas e necessidades sobre a questão de medicações endovenosas e técnicas simples que estão relacionadas a mesma, onde necessitam de pelo menos melhor esclarecimento sobre o assunto.
Palavras-chave: Educação continuada em enfermagem
Educação em saúde
Sistema de medicação no hospital
Vias de administração de medicamentos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4286
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ana_leticia_dias_semtchuk_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)163.32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.