EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4284
Tipo: Artigo
Título: ASSOCIAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO DE BIOFILME E ADESÃO EM CÉLULAS HeLa EM DIFERENTES TIPOS CAPSULARES DE Streptococcus agalactiae ISOLADOS DE MICROBIOTA HUMANA
Autor(es): MORGUETTE, A. E. B.
OTAGUIRI, E. S.
SARMIENTO, J. J. P.
PERUGINI, M.R.E.
YAMAGUCHI, L. M.
YAMADA-OGATTA, S.F.
Abstract: Streptococcus agalactiae , ou grupo B de Lancefield (EGB - estreptococo do grupo B), pode ser encontrado como comensal na microbiota humana, colonizando principalmente o trato gastrointestinal e geniturinário. Porém, é um patógeno importante que pode causar meningite, septicemia e infecções invasivas, principalmente em recém- nascidos, além de morte fetal. A infecção em recém- nascidos classificada como doença neonatal de início precoce (EOD -early- onset disease). Em gestantes a colonização vaginal está fortemente associada com a infecção em recém- nascidos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a capacidade de adesão em células HeLa e formação de biofilme em poliestirenos de diferentes tipos capsulares de EGB. A maioria dos isolados foram capazes de aderir em células HeLa e formar biofilme em placa de poliestireno.
Palavras-chave: Adesão
Biofilme
Streptococcus agalactiae
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4284
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ana_elisa_belotto_morguette.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)124.81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.