EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4282
Tipo: Artigo de Evento
Título: PROGRAMA DE EXCELÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): FARIA, Ana Caroline Miranda Fernandes de
MALAVAZI, Lariane
SANTOS, Gilcinéia Rose da Silva
Abstract: Conceituando a liberdade enquanto oportunidade que se oferece à população de realizar suas próprias escolhas, exercendo sua cidadania, acredita- se que o que os indivíduos podem efetivamente realizar é, em geral, influenciado por boas chances econômicas, poderes sociais, liberdades políticas e por condições como boa saúde, segurança, incentivo às iniciativas e educação básica de qualidade. Tendo esta última como foco central, este projeto apresenta como problema: “De que maneira a escola pública pode oferecer uma educação básica de qualidade tendo como fim último à melhoria da qualidade de vida do município a que pertence?” Em conformidade com tal problema, o objetivo geral do estudo é “oferecer propostas que visem melhorar a qualidade da educação básica oferecida pelo sistema público de ensino, promovendo a qualidade de vida dos municípios envolvidos”. Metodologicamente esta pesquisa se divide em duas etapas: uma primeira em que será realizado o levantamento e o diagnóstico da situação dos escolares; e uma segunda que prevê a elaboração de um plano de ação que contemple as necessidades levantadas nos municípios selecionados. A pesquisa se valerá tanto da abordagem qualitativa quanto da quantitativa. Os dados coletados a partir da pesquisa documental, da pesquisa bibliográfica, da pesquisa de campo e das entrevistas darão origem às categorias que serão analisadas. Espera- se, após diagnóstico e intervenção nos municípios, trazer uma contribuição efetiva à educação, pois os aspectos primordiais levantados neste estudo preveem um compromisso com políticas públicas curriculares, tecnológicas e formativas, permitindo que se consolide uma educação de melhor qualidade para todos.
Palavras-chave: Currículo escolar
Docência
Educação básica
Formação continuada
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4282
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ana_caroline_miranda_fernandes_de_faria.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)165.95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.