EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4280
Tipo: Artigo de Evento
Título: ANÁLISE HISTOLÓGICA DE FERIDAS CUTÂNEAS EM RATOS E ATIVIDADE ANTI - INFLAMATÓRIA EM CAMUNDONGOS TRATADOS COM ÓLEO DE COPAÍBA
Autor(es): GUIDI, Ana Carolina
SOUZA, Gislaine Cardoso de
AMARAL, Valéria do
Abstract: O homem sempre buscou na natureza plantas medicinais para satisfazer suas necessidades primárias à saúde. Entre os extratos vegetais, destaca- se o óleo de copaíba, amplamente utilizado no Brasil como anti- inflamatório e cicatrizante. Objetivo:Avaliar a ação cicatrizante e anti- inflamatória do óleo de copaíba. Método: Para o estudo da cicatrização, serão utilizados 63 ratos Wistar, distribuídos em três grupos de 18 animais de acordo com o período de tratamento de 7, 14 e 21 dias. Cada grupo será subdivido em: grupo controle salina (n=6); grupo tratado com óleo de copaíba puro (n=6); grupo tratado com creme a 10% de óleo de copaíba (n=6) e grupo controle base- creme (n=3). Ao término do tratamento serão coletadas amostras para realização da análise histopatológica. Para avaliar a ação anti- inflamatória, serão utilizados 72 camundongos Swiss. A indução da inflamação será por aplicação de óleo de cróton no tecido auricular. Os animais serão distribuídos em dois grupos: fase aguda e crônica, formados por 36 animais cada e subdivididos em cinco grupos,de acordo com o tratamento recebido, sendo eles: grupo tratado com óleo de copaíba (n=8); grupo controle negativo acetona (n=8); grupo controle positivo Acetato de Dexametasona creme 1 mg (n=8); grupo tratado com creme de óleo de copaíba 10% (n=6) e o grupo controle negativo base do creme (n=6). No final de cada fase, serão coletadas amostras para pesagem e testes estatísticos. Resultados esperados: Espera- se, verificar a atividade cicatrizante e anti- inflamatória do óleo de copaíba.
Palavras-chave: Anti - inflamatório
Cicatrização
Fitoterápicos
Óleo de copaíba
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4280
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ana_carolina_guidi.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)163.18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.