EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4279
Tipo: Artigo
Título: COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DE CHIA E QUANTIFICAÇÃO DE ÁCIDOS GRAXOS DO ÓLEO OBTIDO POR MÉTODO CONVENCIONAL E FLUIDO SUBCRÍTICO
Autor(es): ZANQUI, Ana Beatriz
SILVA, Cláudia Marques da
PEREIRA, Aloísio Henrique
GOHARA, Aline Kirie
CARDOZO FILHO, Lúcio
MATSUSHITA, Makoto
Abstract: Salvia hispanica L.é uma oleaginosa rica em ácidos graxos ômega 3 que pode atuar na prevenção de inúmeras doenças. Neste estudo verificou- se a composição química dos grãos, com 6,64, 4,58, 15,97 e 43,59% de umidade, cinza, proteína bruta e carboidratos, respectivamente e cerca de 28% de lipídios totais, em base seca. Avaliou-se que a quantidade de ácido alfa linolênico no óleo extraído com solventes convencionais e utilizando propano pressurizado (fluido subcrítico) à 45ºC e 100 Bar de pressão não varia significativamente, sendo que aproximadamente 60% do óleo é composto por ácido alfa linolênico, o 18:3n-3, conhecido popularmente por ômega 3. Observou- se que o método de extração com fluido subcrítico traz um melhor rendimento para a extração e mantem a qualidade do óleo em níveis de AG quando comparado ao método convencional, sendo um processo limpo, havendo praticidade na eliminação do solvente e não gerando resíduos.
Palavras-chave: Ácidos graxos
Extração de lipídios com fluído subcrítico
Óleo de chia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4279
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ana_beatriz_zanqui_3.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)155.31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.