EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4269
Tipo: Artigo
Título: EFEITO DO SILÍCIO NA INDUÇÃO DE RESISTÊNCIA DO MILHO ZEA MAYS L. A LAGARTA - DO - CARTUCHO SPODOPTERA FRUGIPERDA
Autor(es): BETIOLI JUNIOR, Edner
ALBUQUERQUE, Fernando Alves de
BARBOSA, Amanda Mangolin
CRUBELATI, Náyra Cristiane de Souza
LIMA, Rodrigo Sakakura
Abstract: A lagarta- do- cartucho é a principal praga da cultura do milho e pode causar perdas de 15 a 34% no rendimento de grãos. A indução de resistência em plantas tem sido obtida através da aplicação de produtos químicos ou minerais, dos quais se destaca o silício. O presente trabalho foi conduzido num Argissolo Vermelho Amarelo distrófico, no município de Maringá, PR, e teve por objetivo verificar a possível indução de resistência da cultura do milho à lagarta- do- cartucho, proporcionada pela aplicação de adubação silicatada no plantio da cultura e em pulverização após a emergência das plantas. Os resultados demonstraram que as diferentes fontes e doses de silício não influenciaram os níveis de danos provocados pela praga nas diferentes datas avaliadas. Nas condições do trabalho, as diferentes fontes e doses de silício não foram eficientes em promover indução de resistência do milho à lagarta- do- cartucho.
Palavras-chave: Controle alternativo de pragas
Nutrição
Elemento mineral
Elemento benéfico
Manejo de pragas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4269
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
amanda_mangolin_barbosa_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)162.03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.