EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4260
Tipo: Artigo
Título: EFEITO DA APLICAÇÃO DE VINHAÇA AO LONGO DO TEMPO NOS ATRIBUTOS QUÍMICOS DE LATOSSOLOS COM DIFERENTES TEXTURAS
Autor(es): MACHADO, Alini Taichi da Silva
BERTAGNA, Filipe Augusto Bengosi
CASTRO, Cesar Augusto
CERVI, Eduardo Cimino
SOUZA JUNIOR, Ivan Granemann de
COSTA, A ntonio Carlos Saraiva da
Abstract: Os efluentes produzidos pelo setor sucroalcooleiro, sendo a vinhaça o principal resíduo de usinas de processamento de cana- de- açúcar, possuem qualidades interessantes para a atividade agrícola. A vinhaça apresenta- se como uma alternativa de aplicação em solos como fertilizante. Este trabalho teve como objetivo estudar o efeito da aplicação de vinhaça ao longo do tempo nos atributos de um LATOSSOLO VERMELHO textura média e outro muito argiloso. As alterações nos atributos pH e CTC decorrentes da aplicação de vinhaça apresentaram relação com a textura do solo. Os valores de pH em KCl aumentaram no solo de textura muito argilosa e diminuíram no solo de textura média, ao longo do tempo de aplicação. A aplicação de vinhaça ao longo do tempo diminui a CTC e o teor de carbono no solo de textura muito argilosa. Ambos os solos apresentaram aumento nos teores de K+devido à adição de vinhaça.
Palavras-chave: Carbono orgânico
Vinhaça
Capacidade de troca catiônica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4260
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alini_taichi_da_silva_machado_3.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)151.28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.