EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4243
Tipo: Artigo de Evento
Título: COMPLICAÇÕES MATERNAS GRAVES NAS UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA NA REGIÃO DA AMUSEP
Autor(es): BARBOSA, Alan Deniver Chimenes
CÁCERES, Nayara de Arruda
CORTEZ, Lucia Elaine Ranieri
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
Abstract: Apesar dos avanços na área obstétrica, a morbidade e a mortalidade materna ainda se fazem presente no ciclo gravídico- puerperal. As complicações obstétricas maternas refletem, sobretudo, nos potenciais de risco durante o pré- natal, parto e puerpério.O presente estudo tem por objetivo geral identificar as complicações obstétricas graves durante o pré- natal, parto e puerpério nas Unidades de Terapia Intensiva na região da AMUSEP – PR. A população estudada refere- se a mulheres em idade reprodutiva admitidas na UTI dos hospitais estruturados com maternidade e UTI adulto da região do CISAMUSEP. As informações serão obtidas através dos prontuários médicos, após o consentimento dos hospitais pesquisados. Entre os dados coletados, estarão as variáveis demográficas (idade, etnia, escolaridade, tipo de seguro saúde), variáveis clínicas (indicação para internamento em UTI, fase da gravidez, tipo de parto) e variáveis clínicas específicas para a identificação dos casos de Near Miss materno. Com a análise dos resultados obtidos, espera- se conhecer as principais causas de morbidade materna, a fim de contribuir com informações para a criação de medidas preventivas e futuramente subsidiar resolutivas que possam diminuir os índices de internações na UTI e óbito materno.
Palavras-chave: Morte materna
Near - Miss
Morbidade materna
Cuidados intensivos
Unidades de terapia intensiva
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4243
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alan_deniver_chimenes_barbosa.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)149.64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.